Pressione ESC para fechar

5 Verdades sobre amamentação que você precisa saber

Em um mundo com tantas informações verdadeiras e falsas sobre todos os assuntos, estamos aqui para te ajudar a esclarecer o que é fato e o que é fake sobre amamentação e aleitamento materno. Aqui vão 5 verdades sobre amamentação que você precisa saber:

1. Amamentar faz bem para a mãe

Além de ser fundamental nos 6 primeiros meses de vida do bebê, amamentar traz diversos benefícios para a mãe. Entre esses benefícios está a redução na possibilidade de desenvolver câncer de mama no futuro. Quanto maior for o período de amamentação, menores são as chances de desenvolver câncer de mama. Além disso, amanntar pode trazer benefícios psicológicos para a mãe. Uma amamentação prazerosa, com contato pele a pele e olhos nos olhos, fortalecem os laços afetivos e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a amamentação é um fator de proteção contra a depressão pós parto.

Além de tudo isso, amamentar ajuda a prevenir o câncer de ovário e endométrio. Outro benefício é que a amamentação pode ser uma grande aliada na perda de peso. Para a produção de leite, o organismo da mulher consome muitas calorias aumentando a queima de gordura corporal. Aliada a uma boa alimentação, é um ótimo caminho para quem precisa perder peso.

2. O leite materno é o melhor alimento para os bebês nos primeiros meses de vida

Único e inigualável, o leite materno é o alimento ideal para os bebês e às crianças pequenas, pois é totalmente adaptado às suas necessidades nos primeiros anos de vida. O organismo da mãe já está acostumado a produzir o essencial para este bebê desde o útero. Não existe outro leite igual, nem parecido, apesar dos esforços da indústria em modificar leite de vaca ou de outros mamíferos, para torná-los mais adequados ao consumo por crianças pequenas. Produzido naturalmente pelo corpo da mulher, o leite materno é o único que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, como diarreias, infecções respiratórias, infecções de ouvidos (otites) e outras. Os 2 primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida do indivíduo. A amamentação nesse período pode prevenir o aparecimento de várias doenças na vida adulta.

3. Chupeta e mamadeira prejudica a amamentação

Bicos artificiais de modo geral, principalmente de chupetas e mamadeiras, podem gerar o que chamamos de confusão de bicos e prejudicar sim na amamentação. Por mais desenvolvidos que estejam os biscos artificiais o movimento de sucção é diferente da mecânica da amamentação, isso pode dificultar e até interromper a amamentação.

Os bicos artificiais não tem indicação pediátrica em crianças amamentadas. Os bicos podem causar problemas na dentição, na respiração, na fala e pode comprometer a saúde imunológica do bebê, pois são potenciais reservatórios de infecção e estão associados ao aumento na probabilidade de hospitalização por sintomas respiratórios, otite, vômitos, aftas, febre, diarreia e cólica.

4. O leite materno ajuda a combater infecções

Além de oferecer gordura, açúcar e todas as preteínas que o bebê precisa, o leite materno contém diversas substâncias que trazem benefícios ao sistema imunológico do bebê. Anticorpos fatores imunes, enzimas e células brancas do sangue, são substâncias que protegem o bebê de uma grande variedade de doenças e infecções não somente enquanto mama, mas por toda a sua vida.

5. Amamentar pode não ser tão simples

Apesar de sermos mamíferos, o ato de amamentar requer a boa observação de alguns fatores para que ele aconteça de forma correta. A pega correta do bebê ao mamilo, conhecer as várias possibilidades de posição para amamentar, o correto trato da mama, são exemplos de fatores que podem facilitar o processo da amamentação.

Quando idealizada durante a gestação, a amamentação pode parecer algo simples, mas as dificuldades podem aparecer já nos primeiros dias de vida do bebê. O apoio nessa hora pode ser fundamental. Existem profissionais especializadas em dar este tipo de apoio, são as consultoras de amamentação. Suporte que muitas vezes não é oferecido por maternidades, estas profissionais são aliadas importante e podem até salvar a amentação. A busca de conhecimento e o apoio correto podem ser fundamentais para o sucesso da amamentação.

Estes foram alguns dos diversos de benefícios que existem em amamentar. Conhece mais algum?Comente com a gente. Conhece alguém que gostaria de saber disso? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@Katen on Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.