Muitas pessoas não sabem, mas o leite materno começa a perder propriedades importantes quando ultrapassa a temperatura dos 40ºC. Portanto não devemos utilizar nenhum método para aquecer o leite que permita que isso aconteça. Os fornos de microondas em sua maioria, não tem um controle de temperatura muito preciso, sendo assim, não se deve aquecer o leite materno utilizando o forno microondas.
É preciso aquecer o leite materno?
Você já parou pra pensar se aquecer o leite materno é necessário? Vamos pensar que a temperatura ideal do leite materno é a temperatura natural, ou seja, a temperatura que ele sai quando o bebê mama. Esta temperatura é a temperatura basal do corpo humano, algo próximo a 36ºC e 37ºC. No Brasil, em determinados momentos do ano e em determinadas regiões, a temperatura ambiente já é próxima a esta temperatura, portanto não é necessário aquecer o leite materno. Mas, claro, quando você congela ou refrigera o leite materno, ele pode ser levemente amornado para não ser oferecido tão frio. Então…
Como aquecer o leite materno corretamente?
Como dissemos, o forno microondas, ou o leite levado ao fogão não são boas ideias pela dificuldade de controle da temperatura. Sendo assim, o mais seguro seria aquecê-lo em banho maria em uma água com a temperatura próxima aos 40ºC.
Mas como saber a temperatura da água sem um termômetro? Há formas simples, como utilizar a água do chuveiro em uma temperatura confortável para o banho. Ou você pode aquecer a água de outra forma e testar colocando em uma parte sensível da sua pele, como a parte interna dos pulsos. Se estiver morna de um jeito confortável deve estar próximo aos 40ºC. Você pode trocar a água do banho maria caso ela fique fria, para acelerar, repetindo este processo.
Em resumo: Agora que você já sabe que o leite materno não deve ultrapassar a temperatura dos 40ºC e para isso não deve utilizar nenhum método para aquecer o leite que possa ultrapassar esta temperatura, use o banho maria com a água morna e a temperatura controlada, assim, o leite materno sempre será oferecido ao seu bebê com com a máxima capacidade nutritiva e a proteção que o leite materno oferece.
Deixe um comentário