A amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê e também tem comprovadamente vários benefícios para as mães. Aqui na Super Mamãe você encontratá diversos conteúdos que detalham como isso acontece. Mas ao contrário do que muitos pensam, a amamentação não é um ato intuitivo e as mães precisam aprender a fazer isso corretamente. Antes da maternidade normalmente não parece um grande desafio, mas a partir do nascimento do bebê a gente se dá conta de que essa é a única fonte de alimentação daquele ser tão pequeno e tão frágil. Detalhes como e pega correta do bebê, as diversas opções mais confortáveis para mãe e bebê são só algumas das orientações em que uma consultora de amamentação pode auxiliar.
Muito diferente do que costumamos achar, bebês não nascem sabendo mamar e as mães não nascem sabendo amamentar. Não é um processo instintivo, e sim um momento de extremo aprendizado e com o acompanhamento de uma consultora pode se tornar infinitamente mais leve.
@empoderamame – Ariane Lopes
Em casos onde alguns cuidados não são tomados, principalmente nos primeiros dias após o nascimento do bebê, a mãe pode encontrar alguns obstáculos um pouco mais difíceis de superar que podem até interromper precocemente a amamentação. É aí que entra a consultora de amamentação.
O que é e o que faz uma consultora de amamentação?
Muito diferente do que costumamos achar, bebês não nascem sabendo mamar e as mães não nascem sabendo amamentar. Não é um processo instintivo, e sim um momento de extremo aprendizado e com o acompanhamento de uma consultora pode se tornar infinitamente mais leve.
@empoderamame – Ariane Lopes
A consultora de amamentação é uma profissional capacitada para oferecer apoio, acompanhamento e informações preciosas para que a amamentação e o aleitamento ocorram da melhor forma. Ela tem o conhecimento do manejo técnico e de toda a mecânica da amamentação, além de dar suporte emocional para ajudar as mães a alcançar os seus objetivos com a amamentação.
Benefícios de contratar uma consultora de amamentação
Como dissemos, uma consultora pode ser a parte decisiva entre o sucesso e o insucesso na amamentação. A consultora contratada pode trazer os seguintes benfícios:
- Orientação personalizada para uma amamentação bem sucedida
- Apoio profissional para todos os desafios da amamentação
- Uso das técnicas corretas de amamentação
- Apoio emocional que ajuda com autoestime e a confiança
- Acesso às melhores práticas e às últimas evidências sobre amamentação
- Defesa aos seus direitos de amamentar
A consultora de amamentação Ariane Lopes diz que: “O grande benefício de ter uma consultora de amamentação desde a gestação é filtrar informações obter informações de qualidade e principalmente aprender desde então a fazer escolhas conscientes”.
@empoderamame – Ariane Lopes
Quando procurar ajuda de uma consultora de amamentação?
A melhor hora de procurar uma consultora é ainda no final da gestação quando a mãe entende que a consultora pode ser importante para a amamentação. Mas o mais comum são as mães que recorrerm a uma consultora de amamentação quando percebem que há algo de errado com a amamentação. Muitas vezes com dores nos mamilos ou ao amamentar, ao ainda, ao perceber que o bebê está com dificuldade de ganhar peso. Seja qual for o seu caso, se está sentindo algum desses sinais ou até mesmo outra dificuldade com a amamentação, busque ajuda de uma consultora o quanto antes, isso pode garantir que a amamentação não seja interrompida precocemente.
Depois do nascimento do bebê as dificuldades são comuns e a principal delas é aprender como amamentar sem dor, que é a maior causa de desmame precoce, E também como saber que o seu bebê está sendo efetivamente alimentado que é a segunda causa de desmame – sensação de baixa produção de leite.
@empoderamame – Ariane Lopes
Nesse artigo você aprendeu que uma consultora de amamentação pode ter uma participação fundamental para que a amamentação aconteça conforme as expectativas da mãe. Ao sentir os primeiros sintomas citados, ou dificuldades para amamentar, não deixe de procurar uma consultora.
Deixe um comentário